Como o neuromarketing pode ajudar a entender o comportamento do consumidor

Autor(a):

O neuromarketing é uma área da ciência moderna muito importante para o mercado. Isso porque seu principal campo de estudo é o cérebro humano, já que ele busca entender como esse órgão funciona e como causar determinadas reações ligadas a sentimentos, bem como buscando compreender quais são os gatilhos mentais das pessoas.

 

Baseado nesses estudos, diversas companhias passaram a montar melhores esquemas de marketing usando ferramentas como as cores, que por sua vez, quando utilizadas da maneira correta, podem provocar sensações nas pessoas, como a fome, o que é vantajoso para lanchonetes e restaurantes.

 

Para entender ainda mais sobre o neuromarketing e como ele pode ser importante para as estratégias de captação e aquisição de clientes de uma empresa, confira a seguir algumas informações que te mostraram os principais benefícios dessa área, como aplicá-la na sua companhia, mesmo sem formação em um curso app marketing, por exemplo.

O que é o neuromarketing?

Para quem não conhece o neuromarketing, ele nada mais é do que um campo de estudos científico.

 

Ou seja, apesar de levar o marketing no nome, essa é uma área de pesquisas que pode ser usada de diversas formas já que seu foco é entender como que o cérebro humano funciona e o que o leva a ter determinadas reações, desejos e emoções.

 

Justamente por isso que esse é um estudo muito valioso para empresas e companhias, que absorvem esses conhecimentos e passam a usar algumas estratégias baseadas no neuromarketing para conseguir atrair e reter o desejo de seus clientes.

 

Dessa forma, com a ajuda das várias tecnologias e profissionais estudiosos da área, formados em gestão de recursos humanos ead, por exemplo, hoje já é possível visualizar e entender vários aspectos subjetivos que conseguem influenciar uma pessoa com suas compras, ou não, da imagem da marca à cor usada nas peças de comunicação, por exemplo.

 

Vale a pena destacar que com o avanço de estudos na neurociência, já foi possível comprovar que o processo de compra muitas vezes acontece de maneira subconsciente, uma vez que acaba sendo levada devido a decisões em base de questões de gatilhos mentais das pessoas.

 

Sendo assim, é o neuromarketing que vai ajudar as companhias a entenderem esses gatilhos e aprenderem a usá-los a seu favor na hora de promover um produto ou serviço, como o cursos de urbanismo.

 

Em suma, o neuromarketing é uma ferramenta que pode contribuir na busca de respostas para perguntas como os motivos para escolherem determinada marca, o que as leva a comprar o produto ou contratar o serviço em questão, e não semelhantes.

Como funciona o neuromarketing?

Uma vez que foi possível entender o que é neuromarketing, fica ainda mais fácil de conseguir compreender como ele funciona e as maneiras de colocá-lo em prática.

 

A princípio as companhias analisam os aprendizados dessa área da ciência e tentam colocá-las em práticas, através de estratégias voltadas para o marketing.

 

Sendo assim, leia adiante algumas das principais estratégias do neuromarketing, que podem ser aplicadas até mesmo por pessoas que não possuem formação em curso de oratória o que e, com o objetivo de entender como essa área de atuação pode funcionar na prática:

 

  • Torne o conteúdo simples;
  • Não esqueça da emoção do leitor;
  • Imagens podem auxiliá-lo;
  • Lembre-se de contar até 1.

 

Outro ponto importante é sempre fornecer o famoso “efeito wow” ao longo de toda a experiência de compra.

Quais serão os pontos de melhoria do neuromarketing em seu negócio?

Assim como um curso de gestão hospitalar ead para quem administra hospitais, a aplicação do neuromarketing em uma companhia pode beneficiá-la de diferentes formas. Leia, então, uma lista com alguns desses benefícios:

  1. Aprimora o processo de tomada de decisão

Quando a companhia entende o que de fato pode impactar seu público-alvo e mexer com suas decisões, fica mais fácil decidir quais as melhores estratégias, melhores produtos e ações para atingir seus objetivos e metas.

  1. Direciona eficientemente o desenvolvimento de produtos ao público

Hoje em dia, com a internet e alta competição no mercado, não basta criar um item inovador se ele não exerce certo apelo sobre sua persona.

Assim, é preciso entender o que ela espera do produto, ou melhor, qual tipo de produto pode fazer com que seu subconsciente a influencie a realizar a compra.

  1. Melhora a experiência do consumidor

Por último, mas não menos importante, através dos conhecimentos do neuromarketing é possível melhorar a experiência do seu consumidor com sua marca, o que facilita a criação de um relacionamento, favorecendo questões como a fidelização de seus clientes a sua marca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.