As pessoas não podem mais negar: o digital já chegou e transformou todas as áreas do mercado. E o RH, como uma das áreas mais estratégicas de uma empresa, não poderia ficar de fora!
Mas com tantas informações e novidades, fica difícil se manter atualizado sobre as principais tendências para a área e se preparar para as mudanças que estão por vir. E foi pensando nisso que separamos 5 das principais tendências para o RH em 2023.
Confira!
5 tendências digitais para o RH
1. Recrutamento e seleção com IA
Se antes um processo de recrutamento e seleção poderia durar mais de 4 meses, com o uso da Inteligência Artificial esse tempo é reduzido!
O fechamento de uma vaga se torna uma verdadeira missão para o profissional de RH que precisa realizar todas as etapas de forma manual e sem o suporte de tecnologias. Assim, as fases de triagem de currículos e análise de perfil podem tomar um tempo valioso dos envolvidos no processo.
A Inteligência Artificial surge como uma estratégia para dinamizar este processo e aumentar a eficácia na escolha do candidato ideal. Com o uso de critérios baseados pré-determinados, a tecnologia realiza o mapeamento do perfil dos candidatos e entrega para a empresa aqueles que mais geram match com o perfil da vaga.
2. Machine learning nas rotinas de RH
As tecnologias de aprendizado de máquina surgiram como uma solução para impulsionar alguns dos grandes desafios do RH, como o desenvolvimento dos colaboradores e o atendimento a demandas operacionais dos colaboradores.
Por meio do uso de dados e aprendizado contínuo, as tecnologias permitem a construção de planos de desenvolvimento individuais personalizados para as necessidades do colaborador.
Isso faz com que a carga de tarefas geradas nos ciclos de avaliação de desempenho seja reduzida e os processos otimizados.
Além disso, um dos gaps nas rotinas do setor de RH está no atendimento frequente aos colaboradores, que realizam as mesmas perguntas e solicitações processuais.
Dessa forma, as tecnologias de chatbots e assistentes virtuais também surgem como uma maneia de “desafogar” os profissionais da área, permitindo o autoatendimento dos colaboradores e maior agilidade no repasse de informações.
3. Mobilidade na gestão de ponto
O anywhere office veio para trazer benefícios não só para os colaboradores, mas também para o setor de RH.
Com os diferentes modelos de trabalho e a permanência do trabalho remoto, a gestão de ponto também precisou evoluir e se adaptar ao novo cenário tecnológico. E para isso, os modelos de ponto eletrônico digital foram a nova estratégia das empresas.
Da mesma forma que os funcionários poderão realizar os apontamentos de entrada e saída na jornada de trabalho em qualquer lugar, o RH também vai poderá ter acesso a essas informações em tempo real e em todas as localizações.
4. Softwares baseados em nuvem
Agora é sobre ter acesso a tudo, em qualquer lugar, a qualquer momento.
Os softwares de gerenciamento de RH em nuvem permitem a conexão e o compartilhamento em tempo real com os sistemas de gestão, aumentando a visibilidade para os dados e agilizando os processos decisórios.
Assim, as equipes não precisam ficar restritas à intranet local das empresas. Basta ter uma conexão com a internet, e importantes análises sobre produtividade, desempenho e novas estratégias de crescimento poderão ser realizadas.
5. Controle de jornada com timesheets
Agora a preocupação não está só no acompanhamento do cumprimento da jornada, mas nos níveis de produtividade das equipes.
Após a publicação da Lei 14.442/2022, os colaboradores em trabalho remoto poderão prestar serviços por meio de jornada, produção ou tarefa. Isso significa que, nos dois últimos modelos, a empresa está desobrigada a realizar o controle de jornada.
Mas como manter o acompanhamento das equipes neste formato? É aqui que entram as tecnologias como o timesheet, que permitem aplicar a gestão do tempo nas rotinas dos times e acompanhar a agilidade das entregas e atrasos por colaborador.
Qual o papel do profissional de RH na Era Digital?
Com a quantidade de ferramentas digitais que agilizam e facilitam o trabalho da área, é comum que alguns passem a se questionar sobre qual o papel do profissional do RH nessa transformação.
E aqui é preciso lembrar que os colaboradores da área não perdem o seu espaço para as novas tecnologias, mas eles passam a ser os principais responsáveis pela sua aplicação e sucesso nas empresas.
Além disso, somente os profissionais com perfil estratégico e capacidade analítica conseguirão entender o que as tecnologias estão mostrando, como esses dados podem refletir no futuro das empresas e qual o plano de ação que precisa ser executado para alcançar o melhor cenário.
Dados e informações serão casa vez mais comuns e essenciais para a alta performance do setor. Mas para que o lado humano dos processos seja mantido, é preciso que exista a atuação do principal ativo das empresas: as pessoas.