Branding é uma estratégia usada por grandes empresas para conquistar a mente e o coração dos consumidores e pode ser usada por qualquer tipo de negócio.
Trata-se de um conjunto de ações compatíveis com o posicionamento, valores e propósito da marca, tendo como objetivo despertar sensações e criar uma conexão consciente e inconsciente com as pessoas.
Conseguir esse feito é essencial para que o consumidor escolha a marca quando precisar comprar um produto ou serviço.
Quando alguém pensa em uma marca, logo se lembra de seu nome, suas cores, as letras que usa, os sons que utiliza em suas propagandas, entre outros elementos, e tudo isso é feito graças ao branding.
Essa estratégia é capaz de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes nas pessoas, assim, elas vão escolher o negócio quando quiserem comprar um produto ou serviço.
Todos os movimentos feitos por uma marca, desde a criação de um logotipo, os valores que transmite, seu tom de voz, discurso, fonte, entre outros elementos ajudam a construir a personalidade da marca, por meio de percepções e sensações.
Devido à sua relevância, é necessário saber seu conceito, e por que é tão importante, como colocar o branding em prática, as principais estratégias e seus benefícios.
O que é branding
Branding nada mais é do que a administração, divulgação, marketing, planejamento e elaboração de uma marca, e é por meio dele que a organização consegue consolidar sua imagem no mercado, se tornar uma referência e conquistar o cliente.
Olhando esse conceito, parece ser muito simples, mas na verdade, desenvolver o branding só é possível por meio de estudo e planejamento, além de elaborar uma estratégia de sucesso.
Importância do branding
Uma empresa especializada em pcmso construção civil precisa investir em branding por diversas razões. Por conta da globalização que aumentou muito a competitividade, demonstrar o diferencial da marca é necessário.
A companhia também precisa ter um propósito que esteja além de um posicionamento, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, a marca consegue se conectar com o consumidor por meio de um propósito.
Quando isso acontece, a percepção de preço pode mudar, visto que 67% dos entrevistados estão mais dispostos a comprar com empresas que se conectem a eles por meio de um propósito em comum.
São clientes que estão dispostos a pagar mais, visto que conseguem enxergar o valor da aquisição. Isso mostra que ter uma marca com personalidade e propósito, bem como criar identificação com as pessoas é fundamental.
Mas a empresa também precisa promover boas experiências, pois isso é a base para as recomendações, algo fundamental também para conquistar novos clientes.
Como fazer branding?
O crescimento das mídias digitais e sua relevância para construir e divulgar uma marca é algo nítido, mas para se destacar, é fundamental trabalhar com um branding estruturado.
Para alcançar seus objetivos e ser uma empresa reconhecida, um canil especializado em Lulu da Pomerania branco anão deve investir nas seguintes práticas:
Analisar a empresa
Antes de fazer um planejamento, é fundamental fazer uma pequena análise, considerando as características predominantes da organização e refletindo de que modo ela foi construída e como é reconhecida no mercado.
Se a companhia estiver começando do zero, é interessante pensar no modo como deseja que a visibilidade aconteça, ou seja, o que a organização pretende entregar para o consumidor e quais são seus diferenciais.
Ter um propósito em mente
A organização precisa pensar no motivo de existência da marca, ou seja, para o que ela foi ou será criada. No caso de negócios que já foram fundados há algum tempo, é interessante conversar com a equipe para entender alguns pontos.
Por exemplo, é uma forma de saber o que motivou a conexão entre a marca e seus stakeholders e assim descobrir de que maneira a relação se estabeleceu.
No caso de uma empresa que desenvolve sistema de catraca para academia, o propósito pode ser utilizado em uma frase que vai acompanhar o logotipo e depois se tornar o slogan do negócio.
Criar a promessa da marca
É fundamental criar um documento descrevendo as atividades que a companhia pretende realizar na prática, pois só assim seu propósito vai se tornar realidade.
Um bom exemplo disso são marcas de cosméticos que promovem a valorização da beleza natural usando seus produtos.
São companhias que possuem um certificado para comprovar a origem natural dos produtos e que apoiam instituições que preservam o meio ambiente.
Com isso, a promessa da marca se torna a definição da mensagem que a organização vai utilizar durante as estratégias de comunicação.
Conhecer as características da marca
É muito importante conhecer e estabelecer as particularidades que tornam a empresa, como uma especializada em GNV carro turbo, algo único em seu segmento.
Os valores da companhia são inegociáveis e vão determinar suas ações e a comunicação que estabelece com o público, além de interferirem na forma como os colaboradores exercem suas atividades no dia a dia.
Tanto o processo quanto os resultados são fundamentais para que a organização consiga construir seu branding.
Criar o manual da marca
Também é muito importante criar um documento que contém todas as informações sobre a identidade visual do negócio.
O empreendedor ou o gestor precisa analisar todas as cores, aplicações, tipologias e símbolos que estarão presentes neste documento.
As 5 principais estratégias do branding
Além de saber elaborar o branding em si, também é muito importante saber quais são as principais estratégias que o envolvem. Algumas das principais são:
Posicionamento;
Identidade visual;
Ponto de vendas;
Estratégia online;
Gestão de qualidade.
Com fabricante de carpete para piso elevado pode abordar vários tipos de posicionamento, mas precisa definir muito bem o seu próprio.
Isso envolve estudar com cuidado o público-alvo, sabendo o que as pessoas procuram, quais são suas expectativas e hábitos e a partir disso estabelecer um diálogo.
Construir uma identidade visual para a companhia é uma etapa fundamental porque isso representa o produto e atribui características marcantes.
É necessário fazer uma pesquisa sobre a organização e seus objetivos, e só então definir o design, com isso, a identificação gráfica e visual é mais impactante e fica marcada na memória do cliente.
O ponto de vendas também influencia muito o momento da compra, por isso precisa ser muito bem estruturado, selecionando bem a disposição dos itens, se a marca vai trabalhar com promotores e qual será o design e a decoração.
Além do mais, também é indispensável pensar em como será a experiência do cliente como um todo, isso porque se o ambiente é agradável, é muito mais fácil influenciar a decisão de compra.
O branding também está relacionado à gestão de qualidade e ela precisa ser definida por meio de um conjunto de atividades realizadas e que organizam melhor os produtos e serviços oferecidos.
Um fabricante de exaustor de teto residencial precisa ouvir a opinião dos compradores e fazer pesquisas, transmitindo para o público uma imagem de que a organização se preocupa com os clientes e busca melhorar constantemente.
Benefícios do branding
Investir em branding traz muitos benefícios para a empresa, e um deles é o aumento do reconhecimento da marca. Um dos passos mais importantes durante a fase de construção da marca é definir sua identidade visual.
Isso é necessário porque é por meio dela que os clientes vão identificar e distinguir a empresa de seus concorrentes. A identidade visual de um fabricante de forro pvc decorado é boa o suficiente, e por isso estabelece uma comunicação.
Ela também torna a marca mais atrativa, e junto com uma boa estratégia de branding, os valores do negócio trazem sustentação para a marca e criam uma conexão com o público.
Essa conexão é fundamental porque o consumidor consegue enxergar o valor da marca, e a partir disso se dispõe a pagar um pouco mais por suas soluções.
É por isso que outro grande benefício do branding é criar uma marca forte e que pode cobrar um valor mais alto por seus produtos e serviços.
Isso é válido porque um a cada 3 brasileiros está mais propenso a comprar produtos que entregam valor e qualidade, mesmo tendo que pagar um pouco mais caro.
Por fim, é por meio dessa prática que uma clínica de cuidador idoso noturno vai valorizar o próprio negócio, facilitar o trabalho do marketing, gerar confiança e credibilidade e ainda aumentar o engajamento dos colaboradores.
Considerações finais
O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas precisam se destacar para gerar identificação sentimental com o público e fazer o negócio crescer, e uma das melhores estratégias para isso é trabalhar o branding.
Por meio das estratégias dessa metodologia, fica muito mais fácil impactar o público de maneira positiva e posicionar o negócio como referência em seu segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.