Ergonomia no ambiente de trabalho

Autor(a):

É comum as empresas exigirem o melhor tipo de resultados da sua equipe, sabendo que isso irá afetar diretamente o nível de sucesso desse empreendimento. O problema é que certas empresas acabam por fechar os olhos para a situação do ambiente de trabalho.

Estamos falando de uma prática capaz de prejudicar um negócio a curto e a longo prazo, já que a empresa de um espaço ruim pode afetar a produtividade dos seus colaboradores, isso levando a uma baixa produção e por consequência uma relação ruim com os clientes.

Ou seja, para que seja possível obter uma boa relação com o público de fora, primeiro é importante olhar para o que está acontecendo com o seu público interno, o que envolve tudo aquilo que está associado à qualidade do trabalho a ser executado pelos funcionários.

Esse tipo de associação pode ser vista dentro dos mais diversos tipos de empreendimentos, com isso valendo tanto para uma fábrica de grande porte como para uma pizzaria, sendo importante contar com colaboradores que sabiam como montar uma caixa de pizza.

Por outro lado, não bastam as empresas exigirem o melhor tipo de performance se pouco o fazem para garantir esse tipo de desempenho, o que inclui uma boa oferta salarial, de benefícios entre tudo mais o que garanta o melhor comprometimento dos envolvidos.

De fato tudo isso é importante, mas muitos negócios esquecem também de outras responsabilidades que eles possuem com seus colaboradores, como a garantia de uma sensação de bem-estar a todos os seus profissionais, afetando sua citada performance.

É algo que podemos falar quando citamos a temperatura dentro de uma fábrica, sendo importante recorrer a um aluguel de chiller para garantir o conforto de todos que estão ali presentes, com isso sendo importante como manter a preservação de suas mercadorias.

Ao citar especificamente sobre algo importante a ser trabalhado dentro de uma empresa, em relação aos seus funcionários no caso, existe uma palavra que merece ser vista com atenção que é a ergonomia junto a um ambiente em particular.

E da mesma forma em que poucos podem conhecer o real significado desse termo, muitas são também as companhias que não trabalham para garantir esse tipo de resultado, algo importante de ser evitado, para o bem da equipe e de seus contratantes.

O que significa ergonomia no trabalho?

A palavra ergonomia costuma estar associada a forma em que um indivíduo melhor se relaciona com algum tipo de equipamento, trazendo assim uma melhor eficiência para a atividade posta em prática, além da segurança de quem está por trás de tal ação.

Ao falar disso é comum pensar em equipamentos maiores, como uma máquina industrial ou até mesmo uma furadeira, entretanto, esse tipo de relação pode ser trabalhada junto a qualquer tipo de ferramenta, o que pode incluir a cadeira que você passa o dia sentado.

Se alguém passa a sofrer de problemas na coluna, seja pelo excesso de tempo passado nessa cadeira ou pela própria qualidade dela, então é preciso olhar com mais atenção para esse equipamento, já que estamos falando de algo que lida com o conceito de ergonomia.

Até mesmo o desenvolvimento de uma embalagem deve ser feito tendo em mente o conceito de ergonomia, assim como o design de materiais diversos, como móveis de fibra sintética, sendo dessa forma importante olhar com atenção para esse tipo de conceito.

Essa importância citada acaba sendo ainda maior dentro do ambiente profissional, o que nos leva a falar sobre a ergonomia no trabalho, um conceito que trabalha com oferta das melhores atividades de trabalho aos seus colaboradores, levando a melhores resultados.

Com isso pode se dizer que a ergonomia pode ser vista como uma ciência que estuda e define as regras a serem seguidas na produção de qualquer objeto ou execução de qualquer tipo de atividade, com uma atenção específica para o que ocorre no trabalho.

Em relação a isso podemos falar sobre o uso de certos equipamentos, como sacos de modelo big bag no transporte de mercadorias, assim como a qualidade do espaço de trabalho, o que inclui um controle tanto de temperatura como de iluminação do local.

A partir do momento que a melhor relação de trabalho é garantida dentro de um espaço profissional se torna possível para tal empresa ter acesso aos melhores resultados junto da sua equipe, com tudo isso levando a diversos benefícios potenciais, entre eles:

  • Melhor produtividade;
  • Qualidade de vida dos profissionais;
  • Redução de custos com acidentes;
  • Melhor satisfação dos colaboradores;
  • Prevenção contra doenças.

Mas além de materiais físicos, como araras para loja de roupas, que podem ajudar tanto na experiência do cliente em achar o que procura como nos funcionários a organizarem tais peças, é válido olhar também para a questão emocional ali presente.

O uso exaustivo de algum equipamento é algo que pode afetar tanto a capacidade física de um indivíduo como também sua situação mental, passando a ver o ambiente de trabalho como algo negativo, afetando diretamente o seu desempenho ali dentro.

Para evitar esse problema citado e garantir o acesso aos benefícios antes citados é importante olhar com atenção para a situação da ergonomia dentro do seu ambiente de trabalho, sendo essa mais uma responsabilidade de quem gerencia um negócio.

Pontos a serem checados em relação à ergonomia

Para garantir o melhor funcionamento de uma companhia é importante olhar com atenção para tudo o que ocorre dentro dessa empresa, o que inclui até mesmo a recarga de equipamento, como as bobinas relógio de ponto para controlar o nível de entrada e saída.

Ao falar especificamente sobre a ideia de ergonomia profissional existem alguns pontos que devem ser verificado de forma frequente, o que inclui:

Postura frequente

Muitos dos problemas de coluna, como a artrose ou hérnia de disco, podem ser causados por causa de atividades simples do dia a dia que podem ser repetidas de forma frequente, prejudicando assim o estado da sua espinha dentro de um longo espaço de tempo.

Para evitar isso é importante para cada indivíduo ter atenção à sua postura, seja em pé ou até mesmo sentado em um escritório, com uma postura ereta evitando muitos problemas a longo prazo, por ser algo a ser visto até como uma prevenção de saúde.

Equipamentos adequados

O mesmo pode ser dito por quem gerencia tal companhia, buscando verificar a qualidade dos equipamentos disponíveis em uma montadora de carro ou em um serviço de envelopamento automotivo, sem que isso afete a postura dos seus colaboradores.

Nesse sentido é importante escutar também as reclamações feitas pelos seus funcionários, além de comprar apenas por equipamentos que tenham sido aprovados pelos órgãos de fiscalização, garantindo dessa forma o bem-estar de todos os seus funcionários.

O mesmo pode ser dito também sobre o próprio ambiente de trabalho em si, sendo necessário garantir um espaço de qualidade a todos ali presente, com isso influenciando diretamente no tipo de performance a ser conquistada pelos funcionários ali presentes.

Prevenção de esforço repetitivo

A repetição de algumas atividades pode ser algo necessário para a realização de um trabalho ou até mesmo para melhorar o estado dos seus músculos na academia ou aprender uma coreografia de dança, mas em excesso pode ser algo prejudicial.

Nesse caso estamos falando sobre a possibilidade de uma lesão por esforço repetitivo, doença que recebe o título de LER, sendo comum de quem faz as mesmas atividades de forma excessiva, como digitar em seu teclado ou acionar uma alavanca diariamente.

Estado do local de trabalho

Mesmo já tendo sido citado anteriormente, é importante revisitar essa ideia em um tópico próprio com o estado do ambiente de trabalho, sendo algo até mesmo a ser exigido por parte das regras de fiscalização, garantindo assim um espaço adequado para se trabalhar.

Nesse sentido se destaca a disposição de ventiladores em salas muito quentes entre outras práticas que garantam a melhor performance e bem-estar de todos os funcionários ali presentes.

Bem-estar emocional

Por último é importante falar não apenas da questão física, mas também do estado emocional de sua equipe, sendo importante trabalhar com a ergonomia de uma companhia através de todo auxílio pessoal a ser dado aos seus colaboradores.

A partir de tudo isso se torna possível até mesmo estabelecer uma boa relação com os seus funcionários, algo importante tanto para a sua performance como com a conexão ao seu público, com isso chamando atenção tanto como personagens infláveis em sua fachada.

Tudo isso acaba por destacar a relevância do conceito de ergonomia dentro do trabalho, tratando-se de algo que garante a melhor qualidade de vida de um funcionário, assim como a uma melhor performance por parte de um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.