Da mesma forma que existe uma conexão entre os resultados alcançados por uma empresa e a relação com o seu público, seja ele interno ou externo, profissionais e clientes respectivamente, também há uma ligação entre os seus níveis de saúde e produtividade.
Não chega a ser necessário estudar de forma complexa o assunto para entender a fundo como essa relação existe, basta olhar apenas para o seu cotidiano, sabendo que em um dia de mal-estar pode ser muito difícil para um profissional oferecer o mesmo desempenho.
Diante disso é importante para uma companhia garantir com que os seus profissionais estejam sempre bem de saúde, sabendo que isso é algo que poderá afetar diretamente os resultados a serem alcançados dentro da gestão de uma companhia, de qualquer área.
Além de ser algo a ser buscado com o intuito de se ter acesso a melhores resultados, estamos falando também de uma responsabilidade de um negócio, respondendo às regras do setor, como é o caso do sinir em relação aos cuidados com os resíduos da empresa.
O ponto é que ao falar da conquista desse citado bem-estar é importante olhar para elementos que podem parecer muito pessoais, como o seu estado de sono, mas que de modo geral é algo que pode afetar toda a sua qualidade de vida, chegando até seu trabalho.
O problema ocorre também em uma relação inversa, quando as atividades profissionais podem afetar a sua qualidade de sono, criando assim uma espécie de círculo vicioso, com uma insônia sendo causada e também a causa de um mau rendimento dentro de sua vida.
Apesar desse destaque dado aos problemas de sono e como eles afetam a vida de um funcionário, o mesmo pode acontecer no outro lado de uma linha de produção, com as dores de cabeça de gerenciar uma empresa afetando o bem-estar do empreendedor.
Esse tipo de estresse pode se mostrar ainda maior quando falamos de um negócio que está em seus primeiros dias, sendo necessário garantir que tudo esteja correto, de um piso tátil até o teto, para que tal loja esteja pronta para receber todos os seus clientes.
De fato pode ser difícil evitar algumas noites mal dormidas em dias específicos, como quando você está passando por um problema pessoal ou até mesmo no trabalho, o real problema passa a existir quando esse tipo de situação se repete de forma contínua.
Não demora para que os problemas que causam sua falta de sono se tornem ainda piores, como consequência das suas noites de baixa qualidade, aumentando assim o seu nível de cansaço entre outros pontos que podem vir a piorar o seu bem-estar de uma modo geral.
Com essa informação em mente é importante olhar com mais importância para o nível de qualidade do seu sono, sabendo que estamos falando de algo que pode impactar sua vida tanto nos momentos de repouso como naqueles que você deveria estar em atividade.
A importância do sono adequado
Muitos podem achar que as horas de sono não são tão importantes assim, como se fossem momentos perdidos do seu dia. Um pensamento infelizmente cada vez mais comum, ainda mais frente ao cenário cada vez mais dinâmico que encontramos na sociedade.
Tudo isso pode levar a graves consequências, como a relação existente entre os casos de distúrbio de sono e os acidentes que podem ocorrer na estrada. Uma relação que foi analisada pela ABN (Associação Brasileira de Neurologia).
Na pesquisa feita pela entidade citada, com o apoio da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), foi registrado que cerca de 60% dos brasileiros dormem apenas de 4 a 6 horas por dia, abaixo das 8 horas que costumam ser recomendadas pelos médicos.
E da mesma forma em que isso pode atrapalhar a vida de alguém no trânsito, o mesmo pode ocorrer dentro de uma atividade empresarial, como na Limpeza industrial, diante da atenção a ser dada a todas as atividades que devem ser colocadas em prática no serviço.
Tais problemas de produtividade podem nascer da falta de descanso que o corpo precisa, com seus momentos de sono sendo essenciais para se garantir uma espécie de recarga de energia e de tudo mais o que o seu organismo precisa para funcionar corretamente.
Nesse caso estamos falando dos processos neuroquímicos que ocorrem justamente durante o período de sono, tal como a liberação de hormônios que fazem o corpo crescer durante a infância e adolescência, com poucas horas de sono sendo então prejudiciais.
Quando falamos sobre problemas na vida noturna é fácil pensar na dificuldade em dormir, como casos de insônia, mas o seu dia a dia também é afetado, diante daquela sonolência ou falta de energia que impeça alguém de focar inteiramente em suas atividades.
Diante disso, junto de responsabilidades como um gerenciamento de resíduos, cabe à companhia ter atenção também à qualidade de sono dos seus profissionais, principalmente quando são suas atividades de trabalho que estão afetando tais atributos em particular.
Com essa realidade em vista é importante para alguém olhar com certo cuidado para as suas horas dormidas, sabendo que repousar menos que o necessário pode lhe prejudicar de várias formas, tanto na vida profissional como na de trabalho.
Para evitar esse tipo de situação é importante então adotar práticas que ajudem a garantir uma melhor qualidade de sono e, por consequência disso, uma melhor qualidade de vida.
Como garantir um bom sono no dia a dia
Para que você dormir bem e assim funcionar melhor no seu cotidiano, seja em seu trabalho de limpeza de fossa ou com os cuidados a serem tomados todos os dias, cuidando das crianças em casa, é importante adotar algumas práticas que podem ajudar no seu sono.
Adotar um sistema de rotina
Se o corpo humano age de certa forma parecido com uma máquina, a criação de padrões pode ajudar ele a funcionar melhor, principalmente em relação ao momento adequado de repousar e acordar, criando assim um sistema otimizado de acúmulo e liberação de energia.
Adota uma rotina, com o mesmo horário de ir dormir e acordar todos os dias, ou ao menos durante a semana é algo que pode ajudar o organismo de alguém a funcionar de maneira mais adequada, sendo possível não só dormir melhor como também acordar bem.
Praticar exercícios
A prática de exercícios é boa para o corpo de diversas maneiras com o mesmo valendo para o momento do sono. Muito disso ocorre por causa da liberação de certos hormônios que ajudam na reposição dos sistemas, o que também pode ajudar em seu sono.
Além de ajudar a aliviar a mente, deixando o seu trabalho com uma estação compacta de tratamento de água de lado por alguns momentos, a prática de atividades físicas ajuda com o gasto de energia, colocando o corpo em um estado próprio para o repouso.
Contudo é preciso ter cuidado em relação aos horários adotados para fazer seus exercícios, pois fazer eles muito perto da hora de dormir pode surtir o efeito contrário, deixando a pessoa muito agitada para conseguir repousar.
Evitar estimulantes
Quando falamos sobre evitar exercícios à noite é por causa do efeito estimulante dessa prática, logo o mesmo pode ser dito sobre o consumo de alimentos e bebidas que agem justamente com tal liberação de energia, sendo o caso de produtos como:
- Açúcares;
- Refrigerantes;
- Café;
- Chocolate.
Além de evitar o consumo desses itens antes de dormir, para quem de fato sofre de graves distúrbios de sono pode ser recomendável até mesmo cortar alguns deles da sua dieta diária, como é o caso de qualquer bebida que possua cafeína.
Esvaziar a mente aos poucos
O corpo humano para dormir não se desliga automaticamente, tal como um drone após acabar a bateria durante um trabalho de monitoramento ambiental, na verdade o seu ato de repousar é algo que vai acontecendo aos poucos, tendo isso que ser respeitado.
Ou seja, se você busca ter uma boa noite de sono, se indica ir se desligando aos poucos, como deixar de pegar no celular, falar ou pensar em trabalho ou qualquer tipo de assunto que possa mexer com sua mente, deixando-a agitada de modo a atrapalhar sua dormida.
Reduzir sua exposição à luz
Por questões evolutivas, somos acostumados a repousar à noite, logo, a exposição à luz faz com que o nosso organismo se confunda com o dia, impedindo assim um sono mais regulado, sendo indicado então desligar a luz e ficar longe do celular antes de dormir.
Contar com um quarto adequado
Por fim, para ajudar no seu sono é importante que o lugar que você dorme esteja adequado ao repouso, o que inclui uma temperatura agradável, pouca luz e barulho, junto de um colchão, cobertor e travesseiro confortáveis, como se limpos com hipoclorito de sódio.
A partir de todos esses tópicos se torna possível dormir melhor ou ao menos melhorar a sua qualidade atual de sono, impactando tanto no seu bem-estar como na sua produtividade no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.