Você conhece ou ao menos já ouviu falar sobre o termo publicidade programática? Esse é um conceito extremamente relevante na atualidade, que faz total diferença não só na parte publicitária mas também na veiculação de anúncios digitais, todos sabemos o quanto os canais de comunicação são relevantes na publicidade, certo?
Até mais relevante do que o anúncio é justamente o lugar no qual ele está sendo veiculado, assim como uma escada caracol de ferro, que não cabe exatamente em todos os locais, para que ela seja de fato eficiente, é preciso que sua instalação seja no local certo com o ângulo correto.
Com o dinamismo moderno, sabemos que tempo é dinheiro, então ter uma boa publicidade no lugar certo e alcançar o melhor público possível, é uma tarefa cada vez mais complicada de ser executada.
No meio de tudo isso, temos justamente o que chamamos de publicidade programática, esse conceito vem crescendo muito nos últimos anos, só no Brasil, esse conceito recebeu um investimento 27% maior em 2021 comparado ao ano de 2020, nos EUA, a compra de mídia programática costuma ser de 85% em relação ao investimento total com anúncios nas empresas, na Europa esse número é de 80% enquanto em âmbitos globais o valor se aproxima dos 68%.
Mas quais os motivos que fazem da publicidade programática algo tão relevante? O que ela significa? Quais os seus conceitos principais? Iremos conferir tudo isso e muito mais no texto de hoje, bora ver mais sobre ela? Então vamos lá!
O que é a publicidade programática?
Em um resumo básico, podemos definir a publicidade programática como a compra e venda automatizada de espaço publicitário online, mas é claro que essa seria a definição mais básica de todo o seu funcionamento, no geral, esse conceito vai muito além disso.
Por mais que seu resumo seja esse, a publicidade programática eleva o nível de compra e vendas de espaços publicitários para outro patamar, ela utiliza processos automatizados com parâmetros pré-definidos pelo anunciante para comprar inventários de anúncios digitais na web, em redes sociais, vídeos, dispositivos móveis e por aí vai.
Sendo assim,a publicidade programática coleta dados tanto do anunciante que é aquele que deseja comprar o espaço de anúncios na web quanto do publisher, que é aquele que tem seu espaço disponível, sendo assim, consegue ofertar o melhor para ambos, com anúncios atrativos e espaços correspondentes ao público-alvo, fazendo com que case o útil ao agradável que ambas as partes obtenham resultados considerados positivos.
Sendo assim, a publicidade programática atua de uma forma que filtra as escolhas e direciona os melhores caminhos, como uma autoclave odontológica que esteriliza e higieniza todos os materiais presentes em um consultório.
Como funciona a compra de uma publicidade programática?
Para quem quer comprar a publicidade programática é preciso entender que existem alguns passos que devem ser feitos, esse sistema funciona como uma plataforma de leilão, o primeiro passo é justamente a pessoa acessando um site de um publisher, depois, o proprietário daquela página coloca a impressão do anúncio em leilão (SSP), na sequência, os anunciantes interessados realizem lances para a impressão ser feita (DSP).
O anunciante que fizer o maior lance ganha a impressão daquele espaço, veiculado na página para ser visto pelo usuário, se tudo der certo, ele é clicado e no final de tudo, gera uma conversão, como citamos acima, uma mecânica muito parecida com a executada em leilões.
Vale ressaltar que muitos dos lances são automatizados, ou seja, a própria plataforma do anunciante dará um lance de acordo com algumas variáveis presentes dentro da sua campanha como orçamento, segmentação, estratégia de campanha, tamanho do criativo e outros fatores.
Isso faz com que você só alcance e publique seus anúncios em páginas que realmente irão agregar valor durante todo o desenvolvimento da sua campanha.
Quais são os seus benefícios?
Por se tratar de um mercado que atua em diferentes frentes como dispositivos móveis, web, redes sociais, e até mesmo em diferentes características de compra, a publicidade programática permite ter um alcance muito maior, encontrando usuários diferentes usando bases de diferentes sites e expandindo muito mais a sua chegada até o seu público-alvo.
A publicidade programática também é considerada extremamente eficiente assim como um aquecedor a gás digital durante o inverno, isso porque, os lances em tempo real e a publicidade aparecendo para a pessoa certa na hora certa, evita com que os ads não sejam vistos, descartados ou ignorados, além disso, o processo é mais simplificado e eficiente do que a fórmula tradicional.
A sua relevância e transparência também são benéficas, no tradicional, mesmo com uma compra de alta demanda, nada garante a veiculação e efetivação dos anúncios, já no programático, eles são exibidos sob medida, o que faz com que o anunciante ganhe relevância, além disso, com alguns cliques é possível ter acesso a inúmeras plataformas e anúncios de fato, efetivos para qualquer negócio.
Por fim, podemos destacar os insights e metrificação de resultados, tudo ocorre em tempo real, podendo fazer análises precisas de cada passo que é dado, trazendo novas ideias, escolhas e ferramentas conforme as suas necessidades, mudando e operando seus anúncios ao vivo.
E os desafios da publicidade programática, quais são?
É claro que esse estilo de publicidade também possui alguns desafios, o primeiro é adquirir totalmente a sua curva de aprendizado, no começo pode ser difícil compreender e utilizar ao máximo o potencial da publicidade programática, ela requer um certo cuidado adicional.
O segundo ponto é a sua comoditização, esse é um problema que vem da publicidade tradicional e que ainda não foi solucionado aqui, todos os anúncios são jogados em um certo espaço, alguns podem ter uma oferta escassa o que acaba dificultando seu desempenho, sem dúvidas, esse é um problema complicado de ser solucionado.
Mas independente dos desafios, a publicidade programática vale a pena receber investimentos e ser olhada com uma óptica diferenciada.
Como começar a investir na publicidade programática?
Como vimos ao longo do texto, a publicidade programática é extremamente eficiente mas está longe de ser um conceito simples como uma arara de chão que serve para pendurar roupas e acessórios de forma prática, então se você quer aproveitar ao máximo essa ferramenta, é preciso se informar muito sobre ela.
Webinars, e-books e qualquer material informativo sobre essa prática é muito bem-vindo, entre em conteúdos, sites, e tudo que te ajude a entender melhor o funcionamento da publicidade programática.
Quanto mais entender sobre ela, mas tem autonomia para investir e obter bons resultados com esse conceito.