White Paper: Saiba utilizar a estratégia

Autor(a):

White Paper é uma estratégia que pode ajudar a diferenciar as ações de marketing de conteúdo do negócio. Está além de formatos como ebooks e publicações do blog por conta de uma abordagem mais profunda e técnica.

Para as empresas, é uma excelente forma de obter leads, gerar tráfego qualificado e aumentar as conversões. O Inbound Marketing é formado por conteúdos estratégicos que atraem o público e conduzem as pessoas pelo funil de vendas.
Materiais como o publicações no blog ebooks costumam ser mais recorrentes, mas a marca pode se aprofundar e oferecer algo mais técnico e profissional para os usuários. Basta investir em white paper, que, além de tudo, também traz ganhos importantes.
Quando a organização gera material especializado, conta com um recurso muito importante em sua estratégia. Mas para que isso funcione, é necessário que o uso de white paper seja feito com base em um bom planejamento.
Ao longo do tempo, a organização vai colher resultados satisfatórios que trazem muitas outras vantagens.
Este artigo vai explicar o conceito de white paper, falar um pouco sobre seus benefícios, mostrar as características desse tipo de conteúdo e como criá-lo de maneira eficaz.
O que é White Paper?
White paper nada mais é do que um conteúdo avançado, dentro das estratégias de marketing de conteúdo, tendo como foco um estudo detalhado e profissional que envolve pesquisas.
O desenvolvimento é baseado em materiais técnicos, e embora sua apresentação lembre um ebook, é mais complexo, portando-se como um manual para alguma necessidade do usuário.
Um white paper de chave codificada Citroen pode apresentar uma questão ou problema e com isso propor soluções e análises, com base em uma ótica técnica.
O que gera a questão é abordado, bem como as causas e desdobramentos, de modo que, ao final da leitura, o leitor compreenda melhor o problema e consiga solucioná-lo.
É importante entender que a abordagem do white paper está além de outros conteúdos, que chegam até mesmo a parecer superficiais. Isso se deve ao fato de que o material em questão costuma ser enviado para leads mais avançados no funil.
Pode até mesmo ser consumido por pessoas que já são clientes, além de ter um papel muito importante para o tráfego do site institucional e de plataformas e-commerce.
Muitos profissionais de marketing também costumam usá-lo para trazer de volta um cliente que talvez não voltasse mais.
Isso porque é comum que as pessoas façam algumas visitas ao site antes de comprar, e existem aquelas que simplesmente não voltam, e é justamente nessa etapa do funil de vendas que o white paper traz bons resultados.
Quais são os seus pontos positivos?
Ao criar esse tipo de conteúdo de botox no rosto todo, uma clínica de estética pode obter muitos benefícios. Uma delas é o aumento da captação de leads, pois para ter acesso ao conteúdo, o usuário precisa preencher um formulário.
Ele precisa ser de boa qualidade para chamar a atenção das pessoas e valer alguns minutos preenchendo o formulário de cadastro. Isso envolve a temática do conteúdo isso a qualidade.
Por ser algo mais profundo e completo, vai trabalhar um tema central e ainda passar por outros tópicos de desenvolvimento. A organização tem a oportunidade de criar link building dentro do white paper e gerar tráfego para outros posts.
São leituras complementares que vão ajudar o usuário e tornar sua experiência mais completa. Em outras palavras, a organização consegue aumentar os acessos para publicações antigas e relevantes para o white paper.
O material em questão é mais avançado, técnico e detalhado do que outros conteúdos de Inbound Marketing, por isso, também são mais bem recebidos pelos usuários que precisam solucionar um problema.
Se um fabricante de porta de fórmica consegue oferecer algo tão completo e técnico, será visto com bons olhos pelo público. Ele consegue gerar valor e engajamento, pois a marca consegue ajudar o público a resolver um problema gratuitamente.
A recorrência desse material no site gera impactos ainda mais positivos, aumenta o número de leads, atrai tráfego qualificado e fideliza clientes.
Suas características
Em primeiro lugar, esse tipo de material traz uma abordagem semelhante à dos guias, mas não é superficial como eles. Ele traz metodologia de solução, detalhamento e estudos avançados sobre determinado tema.
São fatos e dados apresentados junto a uma proposta persuasiva, e com esses estudos, a marca ainda mostra que determinado problema é recorrente e afeta outras pessoas.
Depois de expor uma dor ou necessidade, o white paper aborda o tema de maneira aprofundada e apresenta soluções técnicas que não são, necessariamente, uma oferta.
Outro elemento que diferencia esse conteúdo dos demais é sua extensão, visto que é maior do que outros e não pode ser lido em alguns minutos, como no caso de um e-book ou uma postagem no blog.
Um white paper sobre licenciamento ambiental lava rápido é mais detalhado e por isso também é mais extenso, podendo levar semanas para ser produzido. Outra característica é sua abordagem mais séria e com visual técnico.
Como criar um white paper eficaz?
Para que o conteúdo consiga cumprir sua função e trazer benefícios para o negócio, deve ser desenvolvido com as técnicas certas. São elas:
Escolher o tema
Antes de pensar na criação do conteúdo propriamente dito, é interessante pesquisar na internet para encontrar alguns exemplos que vão inspirar o desenvolvimento do material.
Feito isso, a empresa já pode começar a escolher tópicos relevantes e impactantes para seu público, levando em consideração alguns aspectos, como:
Informação disponível online;
Aspecto de valor do negócio;
Assunto específico do setor;
Conquistas da marca.
Uma oficina especializada em conserto câmbio automático pode verificar se existe algum aspecto importante sobre seu segmento de atuação que tenha pouca informação na internet.
É interessante saber qual aspecto do negócio é valioso e deve ser compartilhado, se existe algum assunto específico que possa ser do interesse das pessoas, e se recentemente a marca realizou uma Conquista ou uma façanha.
Independentemente do tema, é fundamental que seja algo que a empresa realmente domine, visto que a intenção do white paper é entregar algo especializado para os usuários.
Fazer pesquisa detalhada
Depois de escolher o assunto, é necessário coletar todas as informações sobre ele, usando para isso tanto fontes internas quanto fontes externas.
É imprescindível que essas fontes sejam confiáveis e todas aquelas que forem utilizadas precisam ser registradas, principalmente se forem citadas de alguma forma.
É importante ler outros periódicos, relatórios e white papers sobre o mesmo assunto, pois além de pesquisas regulares, tanto na internet quanto em uma biblioteca, isso inspira outros ângulos sobre o assunto.
Supondo que seja sobre um novo material para confecção de caixa para lanche grande, tudo deve ser mantido em uma pasta no computador para que possa ser acessado facilmente.
Entender o público
Assim como várias outras estratégias de comunicação e marketing, também é indispensável pensar no público e em suas características para desenvolver o white paper.
Só que não basta simplesmente considerar o público, também é fundamental saber por que as pessoas se interessam pelo tópico, como consomem informação, o quanto sabem sobre o assunto e o que mais querem saber.
Para que a estratégia tenha objetividade, também é indispensável saber como o white paper pode ajudar as pessoas e o tipo de análise mais adequada para elas.
Criar um esboço
Depois de entender o público, um centro de recuperação de alcoólatras precisa criar um esboço, levando em conta o título, resumo, introdução, subtítulos, notas de rodapé, fontes e conclusão.
Primeiro é necessário fazer um resumo e em seguida, cada subtítulo vai oferecer informações que se sobrepõem ao anterior.
O ideal é primeiro apresentar um problema ou a situação do tópico, em seguida trazer uma metodologia com orientação e depois explicar possíveis soluções.
Criar um bom título
A primeira coisa que as pessoas vão reparar no white paper é a capa, então ela precisa ser atrativa, acolhedora e interessante, e o título costuma estar no centro da capa, então é fundamental ter atenção nisso.
Uma empresa de conserto de placa de celular consegue criar um título interessante se ele for sedutor, fizer alguma promessa, for claro e conciso e tiver um subtítulo.
Considerações finais
Na era da informação, quem produz bons conteúdos consegue se destacar, principalmente na internet onde existem inúmeros materiais falando sobre os mesmos assuntos.
As companhias podem investir na produção de white paper para se destacar, aprofundar um tema, educar o público, esclarecer as dúvidas dos consumidores e ainda se promover como a melhor opção em um segmento de atuação.
Independentemente do porte ou do nicho do negócio, produzir materiais de qualidade simples será uma excelente opção, e o white paper traz tudo o que a organização precisa para alcançar seus objetivos com o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.