Dicas para evitar os efeitos do Jet Lag

Autor(a):

Dicas para evitar os efeitos do Jet Lag

Você sabe o que é jet lag e como evitar este problema? O termo pode ser definido como fadiga de viagem. O que é curioso. Afinal, como alguém que viaja horas em um avião e fica comendo e assistindo filmes pode se sentir cansado?

A resposta é simples: enquanto ficamos nos assentos comendo e vendo séries, o fuso horário está mudando. Podemos voltar um dia atrás, adiantar ou até acelerar o relógio. Os dias passam de forma mais rápida, o ciclo natural do sono é rompido, e o pior de tudo é que ninguém avisa o nosso relógio biológico. Confira nesse post as melhores dicas para evitar os efeitos do Jet Lag.

Agora que você sabe o que é jet lag, é necessário falar também sobre os sintomas. Os principais são:

  • Insônia e cansaço;
  • Problemas digestivos;
  • Variação no humor;
  • Falhas de memória;
  • Irritação na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;

Alguns estudos apontam que 40% dos homens e mulheres que viajam já sentiram esses sintomas. Sabendo o que é jet lag, é importante saber como amenizar! Continue lendo para mais dicas para evitar os efeitos do Jet Lag.

O que é jet lag e como diminuir os sintomas e dicas para evitar os efeitos do Jet Lag

Agora que você sabe o que é jet lag, saiba que dormir bem antes do voo é fundamental para que você não sofra com os efeitos do Jet Lag. O ideal é que você tente ir para cama pelo menos uma ou duas horas mais cedo do que o habitual para não sofrer com esses efeitos (mas isso também depende do fuso horário do seu destino).

Por exemplo, se você vai viajar para algum lugar em que as horas correrão para trás, você não precisa se preocupar com os efeitos. Neste caso, você só sentirá o Jet Lag se viajar para um destino em que é mais tarde agora do que o seu ponto de partida.

Outra dica é beber bastante água, antes e durante o voo. Isso ajudará você a sofrer menos com os impactos do Jet Lag, bem como não ingerir álcool durante este período. Se você pretende viajar para algum país que exige o visto como entrada, clique aqui e saiba como tirar o seu!

Adapte-se ao novo fuso horário

 Embarcar com destino a um país cujo fuso horário é muito diferente é praticamente uma certeza do sofrimento dos efeitos do Jet Lag. Para amenizar, você precisa buscar algumas maneiras de se adaptar ao fuso antes mesmo de viajar.

Uma dica legal é comer e dormir de acordo com o horário do novo destino, e isso você pode fazer na sua própria casa. Comece tentando uma semana antes, para dar tempo do seu corpo se acostumar com a nova rotina.

Você sentirá uma grande diferença nos próximos dias, já que tudo mudará, como horário de dormir e horário de se alimentar. Claro que, se você não tem flexibilidade de horário no seu trabalho, então essa não é uma ideia muito eficiente.

Alguns países, como Nova Zelândia, têm um fuso horário de 15 horas de diferença para o Brasil, e isso é muita coisa. Se você fará esse tipo de viagem, recomendamos tentar entrar no novo horário no avião, ainda que isso seja um pouco sacrificante – mas acredite, fará você ter uma estadia melhor no outro país.

No primeiro dia de viagem, tente segurar um pouco o seu sono, coma na hora local e não pense no horário do Brasil. Se você viajar de carro no novo destino, recomendamos que evite dirigir logo no primeiro dia, porque o risco de você dormir no volante é muito alto.

Portanto, espere pelo menos um ou dois dias antes de pegar um carro para não cometer algum deslize. Ah, e na hora de dirigir, experimente tomar um cafezinho antes, porque isso sempre ajuda a manter acordado!

Entenda como o seu corpo reage

 Todas as dicas que demos aqui podem servir para algumas pessoas, e para outras, não. Isto porque cada organismo reage de uma forma diferente ao Jet Lag, e com você não será diferente. Por isso mesmo recomendamos que você tente entrar no fuso do destino alguns dias antes, para entender como o seu corpo vai se comportar.

E como última dica, recomendamos que você não fique obcecado(a) pelo relógio enquanto estiver viajando e enquanto se adapta. Você desperdiçará sua energia, além de ser uma grande fonte de ansiedade.

O melhor que você tem a fazer é se desligar do fuso horário do Brasil e se concentrar ao máximo em tentar se adaptar no outro país. Caso contrário, isso poderá atrapalhar a sua rotina, independentemente de você ter viajado a passeio ou a trabalho.

Você já viajou para outro país e sofreu os efeitos do Jet Lag? Conte nos comentários se você tem mais dicas para evitar os efeitos do Jet Lag e o que você fez para minimizar os efeitos colaterais da mudança de fuso horário!