Demência: 5 sinais de alerta para um diagnóstico precoce

Autor(a):

Demência: 5 sinais de alerta para um diagnóstico precoce

Notou que um familiar ou conhecido não reconhece rostos e lugares familiares ou exibe mudanças comportamentais estranhas, não descarte isso como envelhecimento. Estes são os sinais de alerta de demência.

Nem toda demência e doença de Alzheimer e nem todos os tipos de demência são irreversíveis. Embora a doença de Alzheimer seja a forma mais comum de demência, alguns tipos de demência podem ser resultado de uma reação a um medicamento, deficiência nutricional, infecção ou até mesmo um tumor cerebral. Independentemente disso, se você reconhecer algum destes sinais, procure orientação médica imediatamente.

1. Perda de memória que interfere na vida diária
Muitas pessoas experimentam pequenos lapsos de memória à medida que envelhecem, como “onde estão meus óculos?” ou “que dia da semana é mesmo?” Mas problemas que dificultam ou até mesmo impedem a execução de atividades diárias relativamente simples, são um sinal de alerta.

Quando um cozinheiro talentoso não consegue seguir uma receita ou um ávido jogador de basquete esquece as regras do jogo, procure orientação médica. A desorientação, como não conseguir encontrar o caminho de casa depois de uma caminhada regular ou se perder dirigindo para um compromisso semanal, também é motivo de preocupação.

2. Problemas com palavras
Não é incomum ter problemas para encontrar a palavra certa ocasionalmente ou esquecer um nome. Mas se alguém se referir a uma mesa como um cachorro ou um sapato como uma vassoura, pode haver um problema neurológico que sinaliza o início da demência.

3. Julgamento e percepção
Quando uma pessoa que normalmente é meticulosa com sua aparência parece desleixada ou se veste de maneira inadequada (casacos pesados ​​em dias quentes, vestidos sem mangas no auge do inverno), não é apenas excentricidade. É um sinal de demência em desenvolvimento que afeta o julgamento e a percepção.

Se o seu familiar está comprando várias coisas que já tem (alimentos, roupas, sapatos) ou desistiu de pagar suas contas porque não sabe como preencher um cheque, o início da demência pode ser a causa.

4. Isolamento
A demência pode dificultar o acompanhamento de uma conversa, a participação em um jogo ou o acompanhamento de uma história na televisão ou em um romance. Quando uma pessoa normalmente social começar a evitar atividades sociais ou conversas, pergunte por que ela não quer mais participar. Esteja pronto para negar ou resistir, mas não desista, e se seu ente querido continuar a se afastar das atividades normais, procure ajuda de um especialista.

5. Mudanças de personalidade
As pessoas com demência podem ficar excessivamente desconfiadas, até mesmo paranoicas. Uma pessoa anteriormente descontraída pode tornar-se excessivamente e facilmente irritável. Qualquer lugar desconhecido ou pessoa nova pode deixá-los ansiosos.