Mercado vertical e horizontal: entenda as diferenças entre os 2

Autor(a):

O mercado é um ambiente do qual é fundamental ter um conhecimento antes de ingressar nele, seja em seu formato vertical, seja em seu formato horizontal.

Sendo transformadas ao longo dos anos, as atividades mercantis estão presentes na sociedade desde as primeiras civilizações que passaram a comercializar ao seu modo, com os recursos disponíveis no período.
E, com as transformações sociais e tecnológicas cada vez mais presentes, também passaram a fazer com que procedimentos envolvendo sementes de capim zuri fossem mais fáceis de serem produzidas e comercializadas.
Essas transformações, ao longo do tempo, fizeram que diferentes modalidades de mercado passassem a surgir e, com isso, ofereceram ao empreendimento que está iniciando sua atuação a opção de escolha entre mercado vertical e horizontal.
Para que se tenha uma compreensão de qual é o melhor segmento e, principalmente, como pode ser vantajoso, é fundamental que se compreendam tais pontos para que a definição seja mais clara de acordo com o que será comercializado.
mercado
Isso deve ser feito de modo que todos os esforços que serão realizados possam oferecer uma base ainda maior para que esteja no caminho certo, e, com isso, a empresa atinja o público ideal além de ser uma referência dentre a constante concorrência.
O que é mercado vertical?
O mercado vertical, ou vertical, de negócios, como também pode ser conhecido, é um formato usado para descrever os setores ou algo mais específico cujo foco está direcionado somente a um único nicho.
Ou seja, a empresa irá produzir um produto ou realizar um serviço de instalação de rede de proteção para playground terá somente consumidores que buscarão por esse produto em específico.
Os empreendimentos que estão fazendo parte deste mercado vertical possuem uma maior concentração tanto dos produtos como do marketing para o que está explícito como necessidade, para que o consumidor saiba a presença da marca.
Quando, ao pesquisar em plataformas de busca ou então pedir recomendações para amigos e familiares, essa especificação faz com que o indivíduo seja direcionado à marca que está disposta a atender-lhe.
Esse formato de segmento também pode contribuir com outros que possuem serviços ou produtos semelhantes ao que é vendido, como uma empresa automobilística que promove o gnv para carros 1.0 por serem parceiras ou por incentivarem ambos o mercado.
O mercado vertical é conhecido como um modelo altamente definido e acaba recebendo a caracterização de um público mais específico, por isso, quanto maior for o conhecimento da modalidade e dos consumidores, melhores se transformam os resultados.
Vantagens do mercado vertical
Para as empresas que estão buscando compreender mais sobre o mercado vertical, saber seus pontos fortes e vantajosos contribui para as suas tomadas de decisão. Quanto às vantagens, podem-se pontuar estas:
Esforços de marketing em um único público;
Experiência em um nicho;
Campanhas simplificadas;
Credibilidade.
Quando se trata de campanhas de marketing, em muitos casos quando não tem uma boa estruturação pode ser possível que não se tenha um foco em um único perfil de consumidor, o que gera prejuízos financeiros e perda de tempo.
Com o mercado vertical, as chances de que os esforços em torno do marketing de aluguel de escora de laje sejam sucedidas aumentam consideravelmente.
E isso porque será direcionado a um único perfil, e, com isso, obtém-se uma grande procura por parte desses consumidores.
O que, também, gera uma vantagem, porque as campanhas passam a serem simplificadas, e até mesmo de modo que se tenha uma economia, visto que,ao se ter um consumidor direcionado, é possível que se tenha um bom retorno.
Aumenta a credibilidade dentro do segmento que está atuando, e até mesmo faz com que ela se torne em uma referência para os outros negócios que também buscarão atuar dentro da mesma segmentação de mercado vertical após terem conhecimento da modalidade.
Ou seja, uma empresa que opera dentro do mercado vertical pode ter maiores chances de tornar-se a referência e, com isso, ter resultados ainda mais aprimorados.
O que é mercado horizontal?
O mercado horizontal é uma estratégia que faz com que o empreendimento possa ser mais efetivo quando se trata de linhas de produção, seja de macacão de festa infantil ou então de produtos que são vendidos para outros negócios.
Este modelo de segmento, mesmo que tenha um nível hierárquico, pode fazer com que as capacidades produtivas sejam maiores, e com isso, aumentar ainda mais a chance de fazer com que o empreendimento transforme-se na referência de mercado.
Outro ponto característico deste formato de mercado está em torno do volume de dados ou de informações, que ao serem analisados e coletados contribuem para uma melhor performance da marca em sua segmentação.
Quando a empresa trabalha com este modelo de segmento, há uma chance de que sua autonomia em diversidades de produtos também sejam características do mercado horizontal e com isso, gere até mesmo uma monopolização.
Vantagens do mercado horizontal
Com o mercado horizontal, uma empresa de teste estanqueidade glp, por exemplo, pode conquistar vantagens como a utilização do capital para que se destaque da concorrência com melhores estratégias de marketing.
O que contribui para um reforço aprimorado no posicionamento que se tem diante a constante concorrência do segmento, uma vez que acaba tendo um público-alvo mais amplo que deve ser conquistado diante das múltiplas opções de outras marcas.
Outra vantagem é que diante do mercado horizontal é possível também ter uma redução na competição porque a empresa se prepara do melhor modo, atendendo às necessidades e até mesmo podendo se transformar em um monopólio.
Essa dominação de segmento contribui para que a empresa tenha resultados ainda mais aprimorados e com isso, ter uma estabilidade em seu crescimento por ser a principal marca quando se trata de exame histopatológico veterinário, por exemplo.
O conhecimento destas vantagens contribui para saber como estruturar a marca do melhor modo dentro desta segmentação e com isso, atingir os objetivos desejados.
Como definir seu tipo de mercado?
Após compreender como funciona o mercado vertical e o horizontal, torna-se mais fácil de ser entendido e definido o formato desejado, de acordo com os objetivos que devem estar pré-estabelecidos.
Este modelo é algo que, aos poucos, é assumido dentro do mercado em que a empresa irá ingressar, uma vez que, exemplificando, os objetivos de uma fabricante de corrimão de ferro para escada interna possui outros planos em comparação a outras lojas.
Se uma empresa observar as características de um mercado e de outro, é importante que aos poucos as bases sejam estabelecidas e sejam mantidas enquanto o negócio possa se consolidar ainda mais na marca.
Ou seja, mesmo que um formato de segmentação seja o principal foco de mercado, é fundamental que se mantenha ele para que, desse modo, ela possa conquistar mais clientes e ter uma presença maior.
E em situações das quais são desejadas a troca de mercado do vertical para o horizontal, e vice-versa, uma das formas que devem ser usadas é observar e ver se a empresa tem uma boa capacidade para que essa ação ocorra.
Porque quando se está desejando ter uma presença, é possível que isso ocorra com marcas que planejam ir além do que vende, assim como focar em um único ponto específico para atingir determinado público.
Na escolha de qual mercado é o mais adequado, é importante que a marca compreenda o posicionamento e até mesmo portfólio dos produtos ou serviços que são vendidos, preços e recursos dos trabalhos para compreender qual caminho seguir.
Por isso, analisar o segmento antes de tomar uma decisão é uma forma de fazer com que o empreendimento tenha conquistas maiores, seja no modelo vertical ou horizontal capaz de atiçar a evolução do mercado pelas ações que as concorrentes irão realizar.
Aos poucos, o negócio pode ir se adaptando conforme observa ações na prática e investir no que é necessário para seu crescimento, transformando a marca em uma das mais relevantes do mercado.
Considerações finais
Com as competições mercadológicas cada vez maiores, as opções de uma empresa podem estar ligadas ao formato de mercado horizontal ou vertical.
Sendo possível sair de um para o outro, com planejamentos e ações certas, estes mercados contribuem para que a marca possa conquistar o que é desejado tanto internamente quanto externamente.
Isso de modo que ela se transforma em uma relevância fundamental para que aqueles que consomem ou somente buscam produtos e serviços do nicho tenham a empresa como referência.
O mercado é um campo que veio se transformando ao longo dos anos e fez com que grande parte da sociedade fosse alterada ou adaptada a ele, principalmente com a presença da tecnologia em seus domínios.
E, com a compreensão de como o formato de mercado gera impacto nos consumidores, as chances de fazer com que o modelo escolhido ofereça bons resultados, com um bom planejamento, são maiores, capaz de estabilizar a empresa em seu nicho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.