Merchandising: como pode alavancar suas vendas?

Autor(a):

Merchandising é uma estratégia usada nos pontos de venda para expor, apresentar e vender produtos. É uma prática muito comum para atrair consumidores, impulsionar as vendas e otimizar a experiência de compra.

Investir em merchandising é muito importante por conta da capacidade dessa ação de influenciar o comportamento do consumidor de maneira positiva.

Por meio de displays atraentes, organização de produtos de maneira estratégica e uso de elementos visuais eficazes, essa ação chama a atenção das pessoas e ainda cria um ambiente propício para as compras por impulso.

Também ajuda a construir uma identidade de marca, fortalece a percepção do consumidor sobre os valores e a qualidade das mercadorias, e ainda consegue destacar promoções especiais e lançamentos.

O merchandising também é muito útil para fortalecer a fidelidade do cliente, e tendo em vista as características do comércio moderno, com uma concorrência muito acirrada, se mostra como ferramenta essencial para se diferenciar.

Por meio de estratégias eficazes, é possível influenciar as decisões de compra das pessoas e impulsionar o desempenho nos pontos de venda.

Com base no conceito e na importância do merchandising, este artigo também vai explicar seus benefícios, como ele funciona, quais são seus impactos nas vendas, quais são os principais tipos e falar sobre as melhores técnicas.

Benefícios do merchandising

Os benefícios do merchandising geram impactos diretamente no desempenho e na imagem da marca em seu mercado de atuação. Por meio de uma prática eficaz, além de atrair a atenção dos consumidores, é possível incentivar as compras por impulso.

A companhia pode fazer promoções especiais, destacar produtos-chave e fazer lançamentos para reforçar a sua comunicação e influenciar a percepção dos consumidores em relação aos valores e a qualidade dos produtos.

Para um fabricante de gerador predial , outro benefício é sua capacidade de criar uma experiência de compra envolvente. Isso acontece porque a disposição estratégica dos produtos, a organização visual e a ambientação proporcionam uma jornada mais agradável.

Além de fazer com que as pessoas se sintam mais satisfeitas, também ajuda a aumentar a fidelidade pela marca.

Com as tendências do mercado e as inovações nas abordagens visuais, essa prática também permite que os negócios se destaquem em meio aos concorrentes.

O cenário comercial é muito competitivo, então as organizações precisam saber como implementar o merchandising com eficiência para cativar seus clientes, consolidar sua presença e ter sucesso nos pontos de venda.

Como o merchandising funciona?

O merchandising funciona como uma estratégia de marketing que melhora a apresentação dos produtos no ponto de vendas, influencia o comportamento do consumidor e impulsiona os negócios.

Para aplicá-lo, um supermercado precisa usar recursos como caixa de papelão para hortifruti e destacar as mercadorias, aplicar técnicas visuais, organizacionais e promocionais, para que todo o ambiente seja atrativo e persuasivo.

No âmbito físico, o merchandising é planejado de acordo com a disposição dos produtos nas prateleiras, design dos displays, iluminação e ambientação sonora.

Todos os elementos são escolhidos estrategicamente para criar uma experiência de compra exclusiva e direcionar a atenção das pessoas para produtos específicos, assim, fica mais fácil incentivar a compra por impulso.

O merchandising também funciona na internet, e nesse ambiente ele acontece com estratégias digitais que destacam produtos, personalizam recomendações com base no histórico de navegação e criam uma experiência mais intuitiva e atraente.

Impactos nas vendas

Merchandising gera vários impactos nas vendas, visto que se trata de algo fundamental para impulsionar as oportunidades de vender. Alguns de seus impactos são:

  • Compras por impulso;
  • Fortalecimento da identidade da marca;
  • Aumento da visibilidade;
  • Boa negociações;
  • Melhora a experiência do cliente.

Ao investir em uma exibição eficaz e atraente dos produtos, a empresa consegue incentivar as compras por impulso, pois as pessoas são estimuladas visualmente e se tornam mais propensas a adquirir as soluções.

Um fabricante de brise de policarbonato consegue fortalecer a identidade da marca e gerar impactos positivos na lealdade do consumidor.

Isso porque consegue desenvolver uma experiência coesa e memorável que reforça a conexão emocional e incentiva compras repetidas.

Ao posicionar os produtos de forma estratégica, essa ação consegue aumentar a visibilidade da empresa e de suas soluções, o que melhora consideravelmente o reconhecimento no mercado e gera mais oportunidades.

Sem falar que a apresentação inteligente dos produtos e serviços facilita o cross-selling e o up-selling. A razão é que os consumidores são mais propensos a considerar produtos adicionais quando passam por uma apresentação complementar.

Além do mais, uma apresentação visualmente apelativa e organizada faz com que toda a experiência de compra seja mais agradável, o que, além de influenciar vendas imediatas, também fideliza as pessoas ao longo do tempo.

Tipos de merchandising

O merchandising envolve uma grande variedade de estratégias e tipos, e entre os mais comuns estão:

  • Ponto de venda;
  • Visual;
  • Tático;
  • Experiencial;
  • Digital;
  • Social;
  • Interno.

Um buffet para evento social pode investir em merchandising dentro do próprio ponto de vendas, ao dispor estrategicamente os produtos, criar displays e chamativos e usar uma sinalização que vai influenciar o comportamento do consumidor.

Já o visual merchandising se concentra na estética e na aparência dos produtos e no ponto de vendas, por meio de vitrines atrativas, displays temáticos e aplicação de técnicas visuais que destacam as mercadorias e contam histórias.

Quanto ao merchandising tático, é uma ação temporária estratégica que impulsiona as vendas em períodos específicos, como eventos sazonais, datas comemorativas e feriados. É mais comum que aconteça com promoções especiais e descontos relâmpagos.

O merchandising experiencial tem como foco a experiência no ponto de vendas para envolver os consumidores emocionalmente. Pode acontecer por meio de eventos, demonstrações de produtos, degustações e outras atividades.

Muitas marcas fazem merchandising digital, como no caso de um fabricante de tecido de parede infantil , por meio da apresentação visual e promocional em plataformas online.

A empresa pode otimizar a plataforma de vendas, usar fotos atraentes e personalizar as recomendações com base no comportamento do usuário.

Já o merchandising social acontece nas redes sociais e em outras plataformas online para promover os produtos, interagir com os consumidores e influenciar as decisões de compra. Entre as ações estão o uso de conteúdo visual cativante e campanhas virais.

Por fim, o merchandising interno se concentra na apresentação de produtos dentro da loja da marca, por meio da organização de prateleiras, corredores e espaços que vão incentivar a movimentação dos clientes e oferecer uma experiência agradável.

Principais técnicas de merchandising

As técnicas de merchandising nada mais são do que estratégias implementadas para melhorar a apresentação dos produtos e influenciar o comportamento dos consumidores.

Uma das mais comuns é o layout estratégico, ou seja, um fornecedor de materiais para curso de dublagem para iniciantes vai colocar os produtos mais populares em áreas de alto tráfego para orientar os consumidores em diferentes seções.

Outra técnica muito comum é o cross-merchandising que visa agrupar produtos complementares em displays ou seções específicas.

Por exemplo, em um supermercado, isso acontece com o posicionamento próximo de produtos como massa de macarrão, molho de tomate e queijo ralado.

Outra boa estratégia é usar elementos visuais eficazes, como iluminação, cores e displays temáticos para tornar os produtos mais atraentes e criar uma atmosfera envolvente que incentive a exploração e a compra.

Os planogramas também costumam ser muito usados, e nada mais são do que a disposição ideal dos produtos nas prateleiras. Seguir um planejamento ajuda a otimizar o espaço disponível e garante uma apresentação organizada que traz apelo visual.

Além de usar elementos como totem promocional , a marca deve usar sinalizações claras e atrativas que informam as pessoas sobre promoções, características dos produtos e preços.

É uma técnica muito interessante porque facilita a navegação e influencia as decisões de compra de maneira positiva.

Vale a pena criar pontos quentes dentro da loja, que são áreas de grande visibilidade e tráfego, para posicionar os produtos que a empresa quer destacar. São espaços estratégicos que ajudam a promover soluções específicas.

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, uma loja de materiais de construção que vende divisória para quarto drywall pode aromatizar os espaços e assim criar uma experiência sensorial única.

A associação de fragrâncias e determinados produtos é capaz de influenciar as emoções e as decisões de compra, por isso, sempre será uma excelente estratégia de merchandising.

Considerações finais

O merchandising é uma ferramenta muito poderosa para criar experiências de compra cativantes e influenciar as decisões dos consumidores.

Para funcionar, a empresa precisa saber aplicar técnicas de layout estratégico, sinalizar os espaços dentro da loja e maximizar a visibilidade dos produtos.

Todas essas ações, quando feitas de forma coesa, são capazes de impulsionar as vendas imediatas, assim como construir relacionamentos duradouros com os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.