Qual a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH?

Autor(a):

Qual a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH?

Preparamos esse artigos para você entender com clareza qual a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH?
Você sabia que existem produto específicos e desenvolvidos especialmente para ajudar crianças com dislexia, como a régua com guia de leitura para dislexia e TDAH.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, é um distúrbio no qual o cérebro se desenvolve de maneira diferente. Isso leva a problemas de atenção e/ou hiperatividade e impulsividade. Juntamente com esses sintomas “centrais” do TDAH, existe uma série de condições coexistentes que estão presentes em pessoas com TDAH com mais frequência do que na população em geral. Exemplos incluem transtornos de humor, transtornos de ansiedade e transtornos alimentares.

Dois dos problemas comumente coexistentes que as pessoas com TDAH têm são o transtorno de coordenação do desenvolvimento (TDC), comumente conhecido como dispraxia e dislexia.

Dispraxia

Dispraxia ou DCD é uma condição que afeta a coordenação física. O que isso significa é que a seleção, o tempo e a consciência espacial dos movimentos e coordenação baseados em atividades são afetados. Na população geral, o Dispraxia afeta de 6 a 10% da população, com até 2% severamente afetados.

A Dispraxia é frequentemente detectado pela primeira vez em crianças. Os marcos iniciais do desenvolvimento medidos em crianças muito pequenas, como engatinhar, andar e vestir-se, podem estar atrasados ​​no TDC. Apesar disso, a condição geralmente não é diagnosticada em crianças menores de cinco anos, em grande parte devido às taxas muito diferentes em que as crianças se desenvolvem. À medida que as crianças crescem, outras atividades como desenhar, escrever e praticar esportes também podem ser visivelmente afetadas, colocando as crianças com dispraxia “atrás” de seus pares em termos de desenvolvimento.

Em adultos, especialmente aqueles que conseguiram melhorar sua coordenação, o TDC geralmente causa problemas mais relacionados aos aspectos cognitivos ou de “pensamento” da dispraxia. Isso pode incluir dificuldade em estruturar informações, habilidades organizacionais e cronometragem deficientes e, às vezes, até habilidades sociais limitadas. Em adultos que não conseguiram melhorar sua coordenação, a dispraxia pode fazer com que pareçam se mover desajeitadamente.

Por esses motivos é de extrema importância identificar rapidamente qual a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH.

Dislexia

A dislexia é uma dificuldade em aprender a ler em voz alta e soletrar. Assim como o TDAH, a dislexia é um distúrbio do neurodesenvolvimento causado pelo desenvolvimento do cérebro de maneira diferente. Embora a dislexia tenha sido descrita pela primeira vez há mais de cem anos, é relativamente recente que nossa compreensão da dislexia melhorou.

A dislexia é melhor pensada como um continuum, em oposição a uma categoria distinta, pois não há pontos de corte claros para o diagnóstico. A dislexia tem três elementos-chave: precisão de leitura de palavras, taxa de leitura e fluência e compreensão de leitura. Além disso, ao escrever, a precisão ortográfica, gramatical e de pontuação e a clareza e organização da expressão escrita podem ser afetadas.

Há, no entanto, aspectos positivos em como algumas pessoas disléxicas pensam. Algumas pessoas disléxicas podem mostrar pontos fortes no raciocínio e nos campos visuais e criativos.

criança com dispraxia, dislexia e TDAH

TDAH e TDC/dislexia

Há uma sobreposição significativa entre TDAH e Dispraxia e dislexia. Estudos que analisam o Dispraxia em pessoas com TDAH relataram que até 89% das pessoas com TDAH também têm Dispraxia. Ao olhar para populações com Dispraxia, cerca de 50% das pessoas com Dispraxia também têm TDAH.

Para a dislexia, entre 18 a 45% das pessoas com TDAH também têm dislexia, enquanto 18 a 42% das pessoas com dislexia também atendem aos critérios para TDAH.

É, portanto, muito claro que essas condições comumente coexistem, tornando a vida mais complicada para aqueles em que ocorrem.

Impactos na vida diária de quem tem TDAH

Além dos problemas de coordenação, a Dispraxia pode causar problemas em muitas áreas da vida diária; essas questões incluem vestir ou preparar refeições, aprender coisas novas, lembrar de informações, gerenciamento de tempo e habilidades de organização e situações sociais. Em muitos casos, isso causa problemas significativos com a vida diária, ressaltando existem pontos em comum mas não questões diferentes, principalmente entendendo a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH.

A dislexia também pode ter um impacto significativo na vida diária, afetando a memória, organização, controle do tempo, concentração, multitarefa e comunicação.

Em pessoas com TDAH, esses problemas geralmente são agravados, tornando o enfrentamento da vida mais desafiador.

Estratégias para gerenciar, recursos, sinalização etc.

Embora não haja cura para Dispraxia, dislexia ou TDAH, existem terapias que podem ajudar na vida diária. Para Dispraxia, incluem:

  • Terapia ocupacional – ajudando a encontrar maneiras práticas de gerenciar tarefas cotidianas, como escrever ou preparar alimentos.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) – uma terapia de fala que pode ajudar a mudar a maneira como você pensa e se comporta.
  • Para crianças com dislexia, deve ser disponibilizado apoio educacional extra de sua escola e, com o apoio adequado, muitas crianças podem frequentar escolas regulares.

O apoio que pode ajudar crianças com dislexia inclui:

  • Aulas em pequenos grupos com um professor especialista
  • Fonética (uma maneira de ensinar as crianças a identificar e processar os sons menores que compõem as palavras)
  • Tecnologia como computadores e software de reconhecimento de voz
  • Para adultos com dislexia, os empregadores são obrigados a fazer ajustes razoáveis ​​no local de trabalho, como permitir tempo extra para determinadas tarefas.

Se você conhece pessoas ou tem um filho que apresenta alguns tipos de comportamentos é muito importante identificar corretamente qual a diferença entre dispraxia, dislexia e TDAH, para isso consulte um médico psiquiatra ou psicólogo em sua cidade.

Com apoio, pessoas com TDAH e dislexia ou DCD podem viver vidas felizes e bem-sucedidas.

Confira essa e muito mais dicas incríveis no nosso blog.