Tecnologias emergentes: o que são?

Autor(a):

As tecnologias emergentes são recursos tecnológicos inovadores, mas que ainda não foram totalmente disseminados no mercado.

Uma de suas principais características é a rapidez, além de serem pouco incorporadas pelas empresas. Mesmo assim, são capazes de moldar o mercado e lideram as transformações digitais.

Esses recursos tecnológicos conseguem trazer um novo significado para aquilo que até então era realizado nos processos empresariais e dentro da sociedade. Alguns deles podem até mesmo substituir as ações humanas, mas muitos foram criados para apoiá-las.

Muitas dessas tecnologias foram desenvolvidas para que o ser humano pudesse realizar tarefas mais complexas, por essa razão, também acabam trazendo muitas mudanças para a realidade do mercado.

Por causa disso, muitas pessoas acreditam que as tecnologias emergentes vão substituir o ser humano, provocando um verdadeiro caos na sociedade, mas não é bem assim.

Existem diversas questões éticas que precisam ser respeitadas ao implementar essas tecnologias no cotidiano, com isso, seu uso se torna mais democrático e justo.

Para compreender melhor o assunto, este conteúdo vai retratar a importância das tecnologias emergentes, mostrar alguns dos principais tipos e os benefícios que elas podem oferecer para as empresas.

Importância das tecnologias emergentes

A sociedade está passando por grandes transformações por conta da era digital, e as tecnologias existentes atualmente estão afetando a maneira como as pessoas se comunicam e fazem negócios.

Com o surgimento de recursos tecnológicos emergentes, como a inteligência artificial, a internet das coisas e blockchain, os impactos são cada vez mais intensos.

Essas tecnologias conseguem mudar a maneira como a sociedade funciona. Por exemplo, a inteligência artificial está trazendo mudanças na medicina, na automação de processos, além de melhorar o acesso à informação.

Para uma clínica especializada em tratamento com psiquiatra para criança autista, o blockchain é necessário porque consegue tornar as transações financeiras mais seguras, descentralizadas e transparentes.

Enquanto isso, a internet das coisas torna as cidades mais inteligentes e os transportes mais eficientes.

Entretanto, mesmo com tantos impactos positivos, elas também representam riscos, principalmente em relação à privacidade e manipulação de informações.

As organizações como um todo estão sendo afetadas pela revolução que os recursos tecnológicos estão trazendo. Isso porque eles afetam a maneira como a companhia opera, gera valor e interage com seus clientes.

Os negócios precisam estar prontos para se adaptar às mudanças e manter sua competitividade. Um exemplo disso é uma loja que usa a inteligência artificial para melhorar a segurança e a eficiência dos pagamentos online.

Enquanto isso, o blockchain pode ser usado por uma empresa de logística para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes e eficientes.

Tipos de tecnologias emergentes

Em um futuro próximo, uma clínica especializada em ultrassom microfocado olhos poderá usar diferentes tipos de tecnologias emergentes. Muitas delas já estão disponíveis e outras ainda não foram implementadas. São elas:

  • Internet 5G;
  • Big Data;
  • Data Analytics;
  • Internet das coisas;
  • Blockchain.

A internet 5G e o Wi-Fi 6 são as novas maneiras de se conectar à internet e oferecem uma conexão com baixa latência em velocidades superiores ao que existe atualmente, tanto para computadores quanto para smartphones.

São modalidades de conexão voltadas para o novo mundo digital e que podem receber múltiplas conexões, e isso é muito importante para que outras tecnologias possam funcionar adequadamente, como a internet das coisas.

Elas se mostram como verdadeiras evoluções de hardware, por essa razão, os usuários terão que investir em equipamentos. Além disso, mesmo já tendo sido homologadas, ainda não foram disponibilizadas no mercado.

O Big Data e o Data Analytics são recursos cada vez mais presentes dentro das empresas e são muito úteis para coletar, analisar e processar dados dos clientes para entender padrões e comportamentos.

Essas tecnologias são muito úteis para as empresas porque permitem que elas se antecipem ao comportamento do consumidor, compreendam as suas dores e necessidades e possam aproveitar melhor as oportunidades.

Dessa forma, um negócio que fabrica portão social de alumínio terá informações suficientes para lançar novos produtos e aumentar o sucesso da comercialização.

Isso se baseia em prever o futuro com base no histórico comportamental, e juntamente com a inteligência artificial, esses recursos tornam os processos mais eficientes e precisos.

Com a internet das coisas, tudo o que existe dentro de uma residência ou cidade passa a ser automatizado. Isso acontece por meio da conexão dos dispositivos com a internet, como uma geladeira, máquina de lavar e até uma cafeteira.

Antigamente, ter uma casa inteligente era apenas um sonho, mas, hoje em dia, isso pode se tornar realidade com a internet das coisas, principalmente depois que a internet 5G estiver presente nos lares e nas empresas.

Vários recursos poderão ser conectados, como sistema de iluminação e segurança, chaveiros eletrônicos, entre outros. Um fabricante de esquadrias de aluminio em Atibaia também poderá conectar o maquinário para automatizar a fabricação.

Um refrigerador, por exemplo, poderá fazer compras para repor produtos dentro da geladeira, assim como o ar-condicionado pode começar a funcionar poucos minutos antes de um morador chegar em casa.

Por fim, o blockchain é uma tecnologia que aumenta a segurança e a transparência das transações. Por conta disso, é cada vez mais utilizado por bancos, seguradoras e instituições financeiras para validar contratos e fazer garantias.

Benefícios para as empresas

As tecnologias emergentes podem trazer vários benefícios para as empresas. Por exemplo, no caso da inteligência artificial e do aprendizado de máquina, é possível desenvolver produtos inovadores, como os assistentes virtuais.

As organizações também podem usar a inteligência artificial para fazer análise de precificação, criar ofertas personalizadas, melhorar a margem de lucro e aumentar as vendas.

Até mesmo uma empresa que trabalha com usinagem de eixo virabrequim pode usar esse recurso para melhorar a eficiência operacional dentro da cadeia de suprimentos e reduzir os custos operacionais.

A internet das coisas também é muito benéfica porque consegue coletar dados em tempo real que serão usados para desenvolver novos modelos de negócios, como no caso dos serviços baseados em assinatura e manutenção preditiva.

O monitoramento remoto de equipamentos, por sua vez, consegue reduzir os custos de manutenção e tempo de inatividade para aumentar a eficiência.

A tecnologia blockchain pode ser empregada na criação de plataformas de segurança de transação e troca, o que abre novas oportunidades de negócios e mercados.

Além do mais, setores como a logística e a cadeia de suprimentos conseguem muitos benefícios por conta da transparência do blockchain e sua capacidade em melhorar a rastreabilidade de produtos, de acordo com a conformidade regulatória.

Um fabricante de corrimão de aço galvanizado que tenha uma loja virtual pode usar a realidade aumentada e a realidade virtual para proporcionar experiências de compra inovadoras aos consumidores.

No varejo, essas tecnologias são muito úteis para criar experiências de compra imersivas e personalizadas que aumentam ainda mais a satisfação do cliente e o número de vendas.

As companhias também podem usar essas tecnologias para desenvolver treinamentos imersivos e programas de aprendizagem para desenvolver um novo nicho de mercado.

Recursos como o Big Data e a Análise e Consultoria são úteis para prestar serviços de consultoria para outras empresas, assim como melhoram as tomadas de decisão.

Com eles, o negócio consegue analisar uma grande quantidade de dados que revelam informações úteis para as decisões estratégicas, tornando as operações mais lucrativas.

Por fim, a computação em nuvem também entra como um tipo de tecnologia emergente que consegue melhorar os serviços e a infraestrutura do negócio.

Um fabricante de rede proteção animal poderá contar com softwares e outros recursos de computação em nuvem, armazenamento e infraestrutura como serviço.

Essas tecnologias também aumentam a capacidade de escalar rapidamente os recursos de tecnologia da informação para que as companhias respondam rapidamente às mudanças do mercado e aproveitem as oportunidades de negócios.

De que forma maximizar os lucros?

As tecnologias emergentes também são muito úteis para que os negócios consigam maximizar o lucro, e uma das formas de fazer isso é por meio do investimento estratégico em tecnologia.

As organizações podem fazer isso focando em áreas que apresentam maior potencial de retorno. Só que elas precisam fazer isso por meio de uma cultura de inovação e investimentos na capacitação dos colaboradores.

Além do mais, um empreendimento que comercializa piso laminado quarto bebe deve formar parcerias estratégicas para poder compartilhar riscos e custos, além de se beneficiar de expertise mútua.

Considerações finais

Como foi abordado neste conteúdo, as tecnologias emergentes se mostram como grandes oportunidades para empresas e pessoas, pois ajudam a expandir o negócio e melhoram a qualidade de vida.

Para as organizações, adotar esses recursos tecnológicos é a melhor forma de inovar, trabalhar de maneira estratégica e focar as ações nos clientes.

Elas trazem mais eficiência para o dia a dia, melhoram a qualidade das operações e agilizam processos para aumentar a produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.