Alcoolismo: como um psicólogo pode ajudar?

Autor(a):

Alcoolismo: como um psicólogo pode ajudar?

As pessoas com transtornos de uso de álcool bebem em excesso, colocando em risco a si mesmas e aos outros. A ajuda de psicólogos treinados e experientes no tratamento de problemas relacionados ao álcool podem ser úteis de várias maneiras.

Antes que o alcoólatra procure ajuda, um psicólogo pode orientar a família ou outras pessoas para ajudar a aumentar a motivação do alcoólatra para mudar.

Alcoolismo: como um psicólogo pode ajudar no tratamento?

Um psicólogo pode começar com o alcoólatra, avaliando os tipos e graus de problemas que o paciente experimentou. Os resultados da avaliação podem oferecer orientação inicial ao paciente sobre qual tratamento procurar e ajudar a motivar a buscar tratamento. Indivíduos com problemas com a bebida aumentam suas chances de recuperação ao procurar ajuda cedo.

Usando um ou mais dos vários tipos de terapias psicológicas, os psicólogos podem ajudar as pessoas a lidar com questões psicológicas envolvidas em seu problema com a bebida. Várias dessas terapias, incluindo tratamento de habilidades de enfrentamento cognitivo-comportamentais e terapia de aprimoramento motivacional, foram desenvolvidas por psicólogos. Terapias adicionais incluem abordagens de facilitação de 12 passos que ajudam aqueles com problemas com a bebida a usar programas de auto ajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA).

Essas terapias podem ajudar as pessoas a aumentar sua motivação para parar de beber, identificar circunstâncias que desencadeiam o consumo, aprender novos métodos para lidar com situações de alto risco de consumo e desenvolver sistemas de apoio social em suas próprias comunidades.

Todas essas três terapias demonstraram sua eficácia. Uma análise das abordagens cognitivo-comportamentais, por exemplo, descobriu que 58% dos pacientes que receberam tratamento cognitivo-comportamental se saíram melhor do que aqueles em grupos de comparação.

Muitos indivíduos com problemas de álcool sofrem de outras condições de saúde mental, como ansiedade e depressão severas, ao mesmo tempo. Os psicólogos também podem diagnosticar e tratar essas condições psicológicas. Além disso, um psicólogo pode desempenhar um papel importante na coordenação dos serviços que um alcoólatra em tratamento recebe de vários profissionais de saúde.

Os psicólogos também podem fornecer terapias conjugais, familiares e de grupo, que muitas vezes são úteis para reparar relacionamentos interpessoais e resolver problemas de alcoolismo a longo prazo. As relações familiares influenciam o comportamento de beber, e essas relações muitas vezes mudam durante a recuperação de um indivíduo. O psicólogo pode ajudar o paciente e outras pessoas importantes a navegar nessas transições complexas, ajudar as famílias a entender o problema com o alcoolismo e aprender como apoiar os membros da família na recuperação e encaminhar os membros da família para grupos de autoajuda.

Conclusão

Como uma pessoa pode ter uma ou mais recaídas e voltar a beber com problemas, pode ser crucial ter um psicólogo de confiança ou outro profissional de saúde com quem essa pessoa possa discutir e aprender com esses eventos. Se o paciente não conseguir resolver totalmente os problemas com o álcool, um psicólogo pode ajudar a reduzir o uso de álcool e minimizar os problemas.

Os psicólogos também podem fornecer referências para grupos de auto-ajuda. Mesmo após o término do tratamento formal, muitas pessoas buscam apoio adicional por meio do envolvimento contínuo em tais grupos.

Os distúrbios relacionados ao álcool prejudicam gravemente o funcionamento e a saúde. Mas as perspectivas de resolução bem-sucedida de problemas a longo prazo são boas para pessoas que buscam ajuda de fontes apropriadas.